WPRC, Acima das Espectativas
Carros Modernos
Foi
com grande espectativa que na semana 11 do ano de 2015 se iniciou o World
Pirate Rally Championship.
Diivididos por 4 Campeonatos e 6 categorias, 22 pilotos saíram à estrada nesta jornada inaugural deste promissor campeonato.
Diivididos por 4 Campeonatos e 6 categorias, 22 pilotos saíram à estrada nesta jornada inaugural deste promissor campeonato.
Os testes foram muitos, e a classe rainha acabou por ser a categoria R2, várias escolhas diferentes, entre 18 pilotos, 9 escolheram o Opel Adam R2, 7 o Peugeot 208 R2, e apenas 2 o Citröen C2 R2 Max.
Na categoria R1, para viaturas menos potentes assistimos a uma monotomia na escolha dos carros, sendo assim, os 3 pilotos participantes optaram por usar o Citröen Ds3 R1.
Na categoria R4 aka Ladies Cup, somente uma concorrente se apresentou à partida deste campeonato, assim sendo Gabriela Martins optou pelo Mitsubichi evo IX para dar o seu melhor neste campeonato.
Neste primeiro Rally assitimos à adaptação dos pilotos às máquinas, como tal os andamentos foram muito diferentes, destaque para Hélio Rodrigues, que juntou o gosto pelos rally’s à experiência no RBR e que apesar de só ter ganho 2 especiais foi regular o suficiente para ficar com o lugar mais alto do pódium.
André Gomes de tudo fez para travar a superioridade de Hélio na 1ª especial, e acabou por capotar a viatura na 2ª especial, erro que lhe saiu caro pois perdeu o Rally por apenas 3.18 segundos.
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Rui Sirgado, fez valer a sua experiência real no Rally Cross e levou o pequeno Opel Adam até à 4ª posição. Certamente há mais para vir na próxima semana.
5ª posição para um Jorge Alves determinado, a sua juventude nos rallys notou-se nos tempos mas a sua capacidade de optar pela regularidade também deixou marca, tendo encerrado o Top 5.
O 1º R1 aparece na 6ª posição, Nuno Abreu, oprtou por um ritmo forte nas primeiras especiais para depois poder gerir a vantagem para André Prates, seu adversário mais directo que acabou por ficar a pouco mais de 20 segundos neste rally e em 7º da geral.
Em 8º lugar surge Luís Faria, apostou na consistência no seu 208 R2, e isso trouxe resultados, 8º na geral e 6º nos R2, um desempenho que promete para as próximas rondas.
Helder Fernades em Opel Adam conseguiu levar o seu pequeno bólide até ao 7º lugar nos R2 e 9º na geral.
Miguel Fonseca ficou em 10º lugar, ainda em fase de adaptação à terra demosntrou bom andamento, alguns erros custaram-lhe uma posição melhor.
11º lugar para César Machado, apostou na rapidez e enquanto esteve em estrada voou baixo, no entanto acabou por errar e assim como Miguel Fonseca acabou por perder muito tempo para os restantes pilotos.
Diogo Sá ocupou a 12ª posição, entrou “a frio” e a falta de conhecimento notou-se, ainda que bastante rápido teve umas saídas de pista. Um pouco de treino não fazia mal nenhum.
Gabriela Martins, calmamente levou o seu Mitsubichi Evo IX R4 à vitória na Ladies Cup. E consegui assim a 13ª posição na classificação geral.
Moisés Carvalho em Cirtöen C2 R2 Max não consegui fazer melhor que a 14ª posição geral, com um andamento rápido não consegui terminar uma especial e ficou atascado em mais duas. Certamente nos próximos rallys vai fazer melhor.
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Na 16ª posição aparece Luís Botelho não conseguiu aliar a consistência à rapidez e devido a alguns erros ficou numa posição à qual não está habituado.
Rui Oliveira não conseguiu tirar todo o partido do seu Peugeot 208 R2, entrou no rally sem treino e não evitou alguns despistes, 17º lugar, abaixo do esperado mas com uma boa margem de progresso.
José Nuno ocopou a 18ª posição, o piloto não se adaptou à terra e ficou classificado também abaixo do esperado.
19ª posição para Nuno Aparício, apesar de ter feito um rally atribulado conseguiu fazer 3º nos R1, não perdendo assim muito terreno para os pilotos dessa classe.
Clássicos
Após as semanas de teste e os Rally’s para conhecer os carros 18 pilotos apresentaram-se À partida do campeonato de viaturas clássicas.
Podendo escolher também o Fiat 131 Abarth e o Opel Kadette a preferência foi para o Porsche 911 Carrera Gr.4
Após as semanas de teste e os Rally’s para conhecer os carros 18 pilotos apresentaram-se À partida do campeonato de viaturas clássicas.
Podendo escolher também o Fiat 131 Abarth e o Opel Kadette a preferência foi para o Porsche 911 Carrera Gr.4
No
plano desportivo o vencedor foi André Gomes, impos um ritmo muito forte desde o
início e não mais largou o 1º lugar, César Machado conseguiu dar alguma réplica
em certas especiais mas a experiência de André notou-se muito.
No 3º lugar ficou Hélio Rodrigues no Opel Kadett, privado de um carro mais competitivo espremeu toda a garra do seu Opel e alcançou o merecido lugar mais baixo do pódio.
4ª posição e absoluto destaque e surpresa para André Prates, com um carro de Gr.2 conseguiu ser rápido e regular acabando por dominar por completo a sua categoria e deixando ficar para trás muitos Gr4.
5º lugar para Tiago Silva, ainda em fase de adaptação aos RWD conseguiu ser regular e acabar todas as classificativas desta prova inaugural.
No 3º lugar ficou Hélio Rodrigues no Opel Kadett, privado de um carro mais competitivo espremeu toda a garra do seu Opel e alcançou o merecido lugar mais baixo do pódio.
4ª posição e absoluto destaque e surpresa para André Prates, com um carro de Gr.2 conseguiu ser rápido e regular acabando por dominar por completo a sua categoria e deixando ficar para trás muitos Gr4.
5º lugar para Tiago Silva, ainda em fase de adaptação aos RWD conseguiu ser regular e acabar todas as classificativas desta prova inaugural.
Nuno Abreu entrou a matar, a arriscar tudo consegui perder apenas 0.06 para André Gomes na 1ª especial, na 2ª especial foi demasiado optimista e perdeu bastante tempo num despiste. Ainda ssim ficou a menos de 6 segundos de Tiago Silva.
Em 7º lugar aparece Nuno Fernandes, em fase de adaptação ao seu Datsun Violet GT Gr.4 não conseguiu ter o ritmo a que nos tem habituado noutros campeonatos
8º lugar para Luís Faria, mais uma vez a consistência a dar resultado, boa prestação do Piloto da Maia.
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Diogo Sá ocopou a 9ª posição, alguns erros e mais uma entrada “a frio” fizeram-no perder muito tempo, resultado possível dadas as condições.
10º
lugar para Rui Oliveira, ainda não se adaptou a 100% ao Porsche, assim como
Diogo não realizou as passagens de treino que lhe acabaram por custar caro.
Em 11º lugar surge Francisco Marques num Fiat 131 Abarth, ficou apenas a 5.88 segundos de Rui Oliveira, pelo que se espera uma boa luta no próximo rally.
12º Lugar para Moisés Carvalho, um Rally a lutar com o Porsche e uns erros ditaram um resultado que se esperava melhor, ainda assim enquanto o carro andou na terra conseguiu fazer tempos bastantes interessantes
Em 13º ficou Luís Botelho, não consegui ficar em terra e alguns erros que o piloto cometeu , afastaram-no do Top 10.
14º lugar calhou na rifa a Rui Siirgado, alguns erros afastaram-no de uma possível luta pelo top 3 .
Helder Fernandes não consegui tirar todo o potencial do seu Porsche e algumas saidas de estrada apenas permitiram o fechar o Top 15.
16º lugar para Jorge Alves, não conseguiu encontrar o ritmo nem andar a direito pelo que este foi o lugar possível, também a falta de oportunidades para treinar ficou marcada no seu resultado.
Vitor Bicas aparece no 17º lugar, num carro idêntico ao de jorge Alves o piloto parece ter tido as mesmas dificuldades que Alves, ainda em fase de aprendizagem fica aqui uma boa margem de progressão
Gonçalo Vieira fecha o pelotão deste rally, claramente não se habituou à tração traseira do seu carro, certamente com o tempo os resultados vão começar a aparecer.
Open
.
No Rally Rota dos Enchidos, evento que se esperava muito
interessante foi mesmo, o facto de os pilotos poderem escolher qualquer máquina
e fazer reset aumentaram a competitividade.
Para muitos pouco adiantou o treino e os resets saindo vencedor Hélder Fernandes que com um Ford Fiesta WRC apostou e bem na regularidade. Hélio Rodrigues com um Citröen Ds3 WRC no final da 4ª etapa levava mais de 30 segundos de vantagem para Hélder, mas um erro na 5ª e última classificativa fizeram-no perder a liderança do 1º Rally Open da temporada.
Assistimos também a
um Rui Oliveira, que ainda em fase de adaptação, levou o seu MINI JWC WRC
calmamente até ao lugar mais
baixo do pódio, prova de que a consistência trás resultados muito bons.
Destaque deste Rally vai para André Prates, optou por uma máquina inferior mas com a qual se sentia confortável, ainda teve uma penalização por demasiado tempo de reparação que lhe roubou o 3º lugar da geral, bom 4º lugar para o piloto.
Na 5ª posição encontramos Moisés Carvalho que espremeu ao máximo toda a potência do seu Citröen C2 R2 Max, espremeu tanto que acabou por bater, ainda assim foi-lhe possível terminar o Rally no Top 5, o piloto queixa-se de espectadores mal localizados nas classificativas.
6º lugar para Rui Sirgado, o piloto de Rally Cross no real não se deu bem com o Citröen Ds3 R5 nos troços da República Checa acabando por ficar no 6º lugar da classificação final.
baixo do pódio, prova de que a consistência trás resultados muito bons.
Destaque deste Rally vai para André Prates, optou por uma máquina inferior mas com a qual se sentia confortável, ainda teve uma penalização por demasiado tempo de reparação que lhe roubou o 3º lugar da geral, bom 4º lugar para o piloto.
Na 5ª posição encontramos Moisés Carvalho que espremeu ao máximo toda a potência do seu Citröen C2 R2 Max, espremeu tanto que acabou por bater, ainda assim foi-lhe possível terminar o Rally no Top 5, o piloto queixa-se de espectadores mal localizados nas classificativas.
6º lugar para Rui Sirgado, o piloto de Rally Cross no real não se deu bem com o Citröen Ds3 R5 nos troços da República Checa acabando por ficar no 6º lugar da classificação final.
7º Lugar para Vitor Ribeiro, certamente efetuou neste Rally vários testes , sendo ele o único
que à semelhança de Moisés Carvalho usou o carro com que vai fazer o campeonato
de viaturas modernas.
8º Lugar para Luís Botelho, num Mini idêntico ao de Rui Oliveira o piloto de Braga não conseguiu aliar a consistência à rapidez e acabou assim por desistir em grande parte das classificativas.
Por acabar ficaram Nuno Abreu e Luís Faria, apostaram na rapidez e nos Pinheiros, danificaram demasiado as suas viaturas e foram para casa mais cedo.
No Rally Open Vila de Óbidos Hélio Rodrigues em Mini JWRC levou a melhor sobre Moisés Carvalho em Cirtöen Ds3 R5.
Em Citröen Ds3 WRC Nuno Fernandes fechou o pódio, conseguindo ficar à frente de André Gomes em Ford Fiesta R5 WRC.
Vitor Ribeiro aparece em 5º lugar, sendo o primeiro classificado de carros com somente duas rodas motrizes.
Nuno Abreu ficou em 6º lugar com o Skoda Fabia S2000 Evo 2.
A fechar a tabela classificativa ficou Jorge Alves em Opel Adam R2.