Header Ads

Ruben Rocha vence a dobrar

Golpe de teatro no final de um duelo de titãs, com Ruben Rocha a voltar às vitórias - quarta vitória em seis provas - beneficiando ainda do azar de Oscar Estevez para inscrever o seu nome na Galeria de Campeões da RaliPirata.

A Ilha do Pico, terra de boas gentes e de bons vinhos, recebeu a etapa final da R2 Cup 2017 e proporcionou-nos um final surpreendente.
À entrada para a última prova do campeonato, Óscar Estevez parecia ter a vitória na R2 Cup controlada. Os 10,17 pontos de vantagem sobre o segundo classificado davam margem para que pudesse fazer um rally sem arriscar muito. Bastaria a Estevez um segundo lugar, pois mesmo que Ruben Rocha vencesse o rally e todos os pontos bónus, não conseguiria voltar ao topo. Todavia, o RBR e a lógica nem sempre andam de mão dadas. Óscar Estevez foi o primeiro dos dois pilotos a sair para a estrada e, apesar de ter iniciado bem a prova, bateu no início da etapa seguinte, vendo as suas possibilidades de vencer a prova a esquivarem-se por entre os dedos.
Ruben Rocha não facilitou, fazendo mais uma prova rápida e consistente, que lhe permitiu amealhar mais uma vitória na prova, vencendo ainda três das quatro etapas do Rally. 



O Rally Ilha do Pico foi a prova com menos etapas, apenas quatro, no entanto, continha especiais longas em que manter a concentração de início ao fim era a chave para realizar uma boa prova.
Na primeira PEC, curta e sobejamente conhecida pela generalidade dos concorrentes, as diferenças de tempo entre todos foram escassas, tendo o estreante João Pacheco, por menos de 2 segundos, se superiorizado a toda a concorrência.
Santa Luzia foi a PEC seguinte, com uns respeitáveis 13,8 km. Nesta segunda etapa, o equilíbrio foi a nota dominante, sendo que os três primeiros classificados (Ruben Rocha, Alexander Volkovich e João Pacheco) ficaram separados por menos de meio segundo! No final da primeira parte do rally, João Pacheco liderava com uma margem de menos de 4 segundos para Alexander Volkovich, Ruben Rocha e André Gomes (estes três separados por menos de um segundo).
A terceira etapa implicou uma incursão pelo asfalto, com uma subida sinuosa, seguida de uma descida também bastante desafiante. Neste troço, João Pacheco perdeu algum tempo, que foi aproveitado por Ruben Rocha, vencedor da etapa, para subir ao primeiro lugar da classificação.
A última etapa do rally, a emblemática subida para a Casa da Montanha com 19km, onde os pilotos têm que andar sempre nos limites para conseguirem um bom resultado, o que, é sabido, nem sempre acaba da melhor forma. Nesta etapa, Ruben Rocha voltou a ser o mais rápido e assegurou a vitória na geral e no campeonato, vencendo a PEC com uma vantagem de 5,84 segundos sobre Emanuel Figueiredo. 


Esta prova voltou a ser uma demonstração do poderio do Opel Adam R2 sobre a demais concorrência. Olhando para o top-10 apenas um Peugeot 208, no oitavo posto e um Skoda Fabia, em nono, destoam de uma lista claramente dominada pelos carros da marca de Rüsselsheim.
Ruben Rocha, como já vimos, foi o grande vencedor, levando o Opel Adam da Playteam Hélder Designs à posição mais alta do pódio.
A escassos 8,55 segundos surge João Pacheco, que se estreia no pódio RaliPirata. O piloto do Opel Adam certamente estará satisfeito pelo brilhante rally e pela classificação obtida, mas não deixará de sentir a frustração de ver uma vitória fugir por tão pouco.
No terceiro lugar da prova surge o Ucraniano Alexander Volkovich. O piloto da Megasport Rally fez uma prova bastante regular, que lhe permitiu atingir o lugar mais baixo do pódio e amealhar os pontos necessários para levar de vencido o interessante duelo pelo terceiro lugar do campeonato.
Na quarta posição surge André Gomes. O piloto da Morábia Rebellion 44 ainda iniciou a prova com o terceiro lugar do campeonato no horizonte, mas, apesar da sua excelente prova, não conseguiu levar avante o seu intento.
Em quinto lugar surge o Opel Adam de Emanuel Figueiredo. O piloto da AT WORLD EF WRT volta a fazer uma prova brilhante, demonstrando que, não fosse um início pouco conseguido, teria andado na luta pelas posições cimeiras do campeonato. 



 
No que toca às contas finais do campeonato, Ruben Rocha ultrapassou Óscar Estevez e conquista o seu primeiro título nos campeonatos RaliPirata. Alexander Volkovic levou a melhor sobre André Gomes noutro duelo bastante interessante pelo terceiro lugar. Tiago Rodrigues, apesar de ter falhado uma das provas, conquista o quinto lugar. Paulo Tempera termina em sexto lugar, em igualdade pontual com Emanuel Figueiredo em sétimo. Pedro Henriques (8.º), Moisés Carvalho (9.º) e Echedei Benítez (10.º) asseguraram na ultima prova os três lugares que encerram o top10, numa gloriosa batalha que envolvia seis pilotos.

 

No que concerne ao campeonato por equipas, também se verificou um volte-face na luta pelo título, com a Playteam Hélder Designs chegar à vitória, ultrapassando a Come Over Gaming por escassos 4 pontos. Já mais distante, vemos a Morábia Rebellion 44, no terceiro lugar, seguida pela sua "junior team" Morábia Rebellion 36. A 6 pontos desta, aparece a Megasport Rally de Alexander Volkovich.


 

Classificação Geral
Classificação por equipas
 

E termina assim mais um campeonato. Esta competição, inicialmente foi planeada como preparação para os campeonatos nacionais e regionais que iremos lançar brevemente. Por este motivo foi projetado algo "leve": um campeonato sprint, com uma única classe e com maior liberdade no que toca à troca de pneus.
Ficamos bastante satisfeitos, quer com a adesão que o campeonato teve, quer com a assiduidade dos concorrentes às provas, mas sobretudo apraz-nos ver pilotos a iniciarem-se no plugin checo e alguns a instalarem o RBR pela primeira vez.
De uma forma global, consideramos que foi um campeonato bastante positivo, com troços que proporcionaram algumas lutas interessantes e com a maioria dos concorrentes a manter o interesse até à última prova. Sabemos que nem tudo foi perfeito, mas os aspectos menos positivos servirão sempre para aprender e melhorar no futuro.
Brevemente iremos lançar os próximos desafios. Não será um, nem dois, mas três campeonatos em simultâneo, com uma ampla lista de carros disponíveis. Os interessados podem começar a "afinar" as suas máquinas de eleição.
Agradecemos o vosso interesse e participação nas nossas provas, despedindo-nos... por agora!
Powered by Blogger.